quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Hortas Escolares

PROJETO HORTAS ESCOLARES
Estão sendo desenvolvidas nas escolas municipais de Capão da Canoa, hortas proporcionais ao espaço  físico que cada uma dispõe, sendo que algumas, tem sistema de irrigação por aspersão (Cícero da Silva Brogni) e  sistema de hidroponia (bandejas de isopor flutuantes em água) para a produção de mudas.
Outra atividade desenvolvida é o aproveitamento de cascas de frutas e verduras para a produção de matéria orgânica (húmus vegetal) e posterior uso na readubação evitando o descarte no aterro sanitário. Estas composteiras são produzidas a partir de empilhamento material reciclado (pneus e sobras da construção civil) e o composto é feito por minhocas da califórnia (vermelha). Com esta atividade, conscientiza-se os alunos que por sua vez levam a ideia para seus lares podendo então desenvolver no âmbito doméstico . Além disso,  as merendeiras dão um destino certo aos materiais orgânicos.
Escolas como a E.M.E.E. Ana Bauer Felício e E.M.E.F. Zilpa Mattivi contam com o trabalho voluntário de seus vigilantes que gostam da atividade e colaboram com a consciência ambiental.
Agregada à produção de alimentos, a Horta Escolar oportuniza  a interdisciplinaridade, pois pode-se trabalhar  aspectos da economia solidária, a agricultura familiar, tipos de solo, culturas, proporções,  artes, consumo de água, produtividade, culinária, Ph do solo, matéria orgânica, calor, umidade, classificação dos vegetais, e tantos outros conteúdos nas mais diversas disciplinas.
A secretária de educação, Profª Rosmari Nicolau de Melo Santos, tem dado apoio e incentivo ao Sr.Tarcísio Dalpiaz, Técnico Agrícola responsável pela implementação e ampliação do projeto  de suma importância para o meio ambiente.
Agradecemos a parceira da Agrovale de Maquiné pela doação das mudas. Parcerias como esta viabilizam o desenvolvimento da consciência ecológica.
Abaixo algumas fotos para que encham os olhos!



E.M.E.F. Zilpa Mattivi de Oliveira

E.M.E.F. Cícero da Silva Brogni

E.M.E.F. Manoel Medeiros Fernandes




Nenhum comentário:

Postar um comentário