terça-feira, 23 de agosto de 2011

2º Seminário do Programa de Educação Inclusiva: Direito a Diversidade

No intuito de sensibilizar e preparar os educadores municipais e regionais para a educação inclusiva, nos dias 25, 26, 27 e 28 de julho de 2011, realizou-se, no Capão da Canoa Futebol Clube, o 2º Seminário do Programa de Educação Inclusiva: do ensino Direito a Diversidade.

"Um dos objetivos do evento é compreender que a inclusão não é o fim do ensino especializado, mas o fim do ensino totalmente segregado, pois não se pode mais impedir o acesso e permanência de alunos com deficiência no ensino comum", diz a Secretária de Educação de Capão da Canoa, Profª Rosmari Nicolau de Melo Santos.

O evento, coordenado pela Profª Maria Cristina Anselmo - Coord. de Educação Especial da SME, teve a parceria do Governo Federal e já se constitui momento ímpar na formação dos educadores dos município da AMLINORTE, uma vez que Capão da Canoa é o município polo na implementação de ações e formação para a inclusão.

No primeiro dia do evento o Prof. Jairo de Paula nos agraciou com a sua fala sobre a "Inclusão mais do que um desafio, um desafio social". Também contamos com a Profª Nilza Catarina da Silva  Pereira falando alguns conceitos da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, Políticas de Inclusão e o Perfil Ético do Educador nos Processos Inclusivos.

Na terça-feira foram realizadas oficinas temáticas contemplando as etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Dentre os assuntos abordados tivemos: Estimulação Precoce e a A importância do Brinquedo para as Crianças com Deficiências e Transtornos (Marilene Silva); Alfabetização e Letramento para Alunos com Deficiência e Comunicação Alternativa (Nara Poloni); Planejamento, Currículo e Avaliação, Flexibilizações Curriculares e Acessibilidade (Ana Rosimeri Cunha Araújo).

Neste dia se pode assistir as experiências inclusivas exitosas das Escolas Municipais Manoel Medeiros e Carrossel, além das experiências dos municípios de Imbé e do CRAE - Centro de Atendimento ao Educando. Tivemos também o relato do Prof. Gerson Leal sobre a Educação Física Adaptada: esportes com raquetes. O COMDICA também apresentou seus projetos.

Externamos aqui o nosso orgulho pelo belo trabalho que nossas escolas e professores vêm realizando, ressaltando que os modelos positivos criados e implementados já são motivo de muitos elogios por parte dos municípios participantes. Registramos neste blog  nossos agradecimentos e felicitações pelos feitos.

Para fechar com chave de ouro, a palestrante Joana Darc Wittmann trouxe para todos momentos importantes para a reflexão coletiva sobre "Inclusão e Integração: Família, Escola e Comunidade e CAEE - Centro de Atendimento Especializado.

Paralelamente à palestra, a Profª Ângela Bertazon juntamente com a PATRAM - Patrulha Ambiental, disponibilizaram uma Trilha Sensitiva, oportunizando aos presentes, uma nova forma de conceber as deficiências e perceber o mundo.

Nossos parabéns aos organizadores e aos participantes!











Nenhum comentário:

Postar um comentário