segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Formação de Supervisores e Orientadores

Os setores de Supervisão e Orientação escolar são setores fundamentais no âmbito das escolas. Para que os profissionais que nele atuam possam desempenhar, com excelência, as suas funções de acompanhamento do trabalho pedagógico, é preciso estar sempre atualizados.
Pensando nestes profissionais é que a Secretaria Municipal de Educação, através de seu Setor Pedagógico, vem promovendo Cursos de Formação, ministrados pela ASSERGS - Associação dos Supervisores do Rio Grande do Sul.  
Em 2011, estas formações vêm acontecendo desde o mês de maio e devem se estender até setembro. A seguir, apresentamos algumas imagens dos momentos de interação e de estudos dos nossos supervisores, orientadores e Equipe Pedagógica da SME.
Texto enviado por Andrea Cristiane Silveira da Rosa - 29/08/2011


Pré- Conferência Municipal de Valorização da Pessoa com Deficiência



Em comemoração a Semana Nacional das Pessoas com Deficiência de 21 a 28 de agosto, Estados, Municípios  e Distrito Federal, realizam em suas regiões a Semana Estadual e Municipal das Pessoas com Deficiência .

Capão da Canoa, através da APODECC – Associação das Pessoas com Deficiência, entidade criada pelo saudoso  Rafael Brito e amplamente integrada nesta ação com as parcerias da Camara de Vereadores , Executivo Municipal, Secretaria de Educação, Secretaria de Inclusão Social, Secretaria da Saúde e o comércio local, realizaram divulgação, orientação nos meios de comunicação local, visita às escolas e aos espaços da comunidade e  a Pré- Conferencia Municipal de Valorização da Pessoa com Deficiência no dia 26/08 na Casa de Cultura Érico Veríssimo.

Conforme informação da Presidente da APODECC, Sra.Terezinha Marlene o evento foi um sucesso e contou com a presença da Profª Edilia da FADERS - Fundação de Políticas Públicas  para  Pessoas com Deficiência do Rio Grande do Sul, falando sobre as Políticas  Públicas para Pessoas com Deficiência.

A participação das Escolas  de Educação Infantil Carrossel e Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Medeiros ,enriqueceu ainda mais o momento, com suas experiências inclusivas voltadas aos alunos com deficiência.

A Escola Especial Ana Bauer Felício trouxe os alunos do turno da noite acompanhados das professoras Cris Ramires e Liziane Queiroz que participaram ativamente deste evento, desde a arte distribuída nas pastas dos presentes, painéis decorativos e a brilhante apresentação da aluna Luana interpretando, em Libras, a música: Um futuro bem melhor. Também se fizeram presentes: Clubes de mães, entidades e associações representativas da comunidade, Conselho Municipal da Educação e o COMDICA .

Ações sensilizadoras são realizadas, todavia é tarefa de toda comunidade  continuar este trabalho que visa a acessibilidade nos espaços públicos e privados da nossa cidade.

Texto enviado por Cristina Ramires - 29/08/2011

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Educablog - Espaço da Educação Caponense


Sejam todos bem-vindos ao mais novo espaço virtual de divulgação das experiências exitosas e dos projetos da Secretaria Municipal de Educação de Capão da Canoa e de sua rede de escolas de Educação Infantil, Educação Especial, Ensino Fundamental e modalidade EJA.

Às nossas escolas queremos dizer que o espaço está aberto para divulgação das realizações de vocês. Para tanto, solicitamos que enviem notícias com foto, se possível, de projetos realizados ou a realizar no âmbito da escola pelo e-mail sme.capao@gmail.com e divulgaremos neste espaço.

Aos internautas que visitarem a nossa página, pedimos que se sintam a vontade para comentarem nos espaços destinados a isso e nos sugerirem algo para o incremento de ações que venham a elevar ainda mais a qualidade de ensino das escolas municipais. Contamos com vocês!!

Equipe de Assessoria e Comunicação da SME Capão da Canoa.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

2º Seminário do Programa de Educação Inclusiva: Direito a Diversidade

No intuito de sensibilizar e preparar os educadores municipais e regionais para a educação inclusiva, nos dias 25, 26, 27 e 28 de julho de 2011, realizou-se, no Capão da Canoa Futebol Clube, o 2º Seminário do Programa de Educação Inclusiva: do ensino Direito a Diversidade.

"Um dos objetivos do evento é compreender que a inclusão não é o fim do ensino especializado, mas o fim do ensino totalmente segregado, pois não se pode mais impedir o acesso e permanência de alunos com deficiência no ensino comum", diz a Secretária de Educação de Capão da Canoa, Profª Rosmari Nicolau de Melo Santos.

O evento, coordenado pela Profª Maria Cristina Anselmo - Coord. de Educação Especial da SME, teve a parceria do Governo Federal e já se constitui momento ímpar na formação dos educadores dos município da AMLINORTE, uma vez que Capão da Canoa é o município polo na implementação de ações e formação para a inclusão.

No primeiro dia do evento o Prof. Jairo de Paula nos agraciou com a sua fala sobre a "Inclusão mais do que um desafio, um desafio social". Também contamos com a Profª Nilza Catarina da Silva  Pereira falando alguns conceitos da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, Políticas de Inclusão e o Perfil Ético do Educador nos Processos Inclusivos.

Na terça-feira foram realizadas oficinas temáticas contemplando as etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Dentre os assuntos abordados tivemos: Estimulação Precoce e a A importância do Brinquedo para as Crianças com Deficiências e Transtornos (Marilene Silva); Alfabetização e Letramento para Alunos com Deficiência e Comunicação Alternativa (Nara Poloni); Planejamento, Currículo e Avaliação, Flexibilizações Curriculares e Acessibilidade (Ana Rosimeri Cunha Araújo).

Neste dia se pode assistir as experiências inclusivas exitosas das Escolas Municipais Manoel Medeiros e Carrossel, além das experiências dos municípios de Imbé e do CRAE - Centro de Atendimento ao Educando. Tivemos também o relato do Prof. Gerson Leal sobre a Educação Física Adaptada: esportes com raquetes. O COMDICA também apresentou seus projetos.

Externamos aqui o nosso orgulho pelo belo trabalho que nossas escolas e professores vêm realizando, ressaltando que os modelos positivos criados e implementados já são motivo de muitos elogios por parte dos municípios participantes. Registramos neste blog  nossos agradecimentos e felicitações pelos feitos.

Para fechar com chave de ouro, a palestrante Joana Darc Wittmann trouxe para todos momentos importantes para a reflexão coletiva sobre "Inclusão e Integração: Família, Escola e Comunidade e CAEE - Centro de Atendimento Especializado.

Paralelamente à palestra, a Profª Ângela Bertazon juntamente com a PATRAM - Patrulha Ambiental, disponibilizaram uma Trilha Sensitiva, oportunizando aos presentes, uma nova forma de conceber as deficiências e perceber o mundo.

Nossos parabéns aos organizadores e aos participantes!











quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Obras da Administração Cidadã




A Educação Municipal através de suas escolas está radiante com as benfeitorias, ampliações e construções de novos espaços escolares.

Investir em Educação é sinal de sabedoria.

Aos Gestores Municipais, Equipe de Engenharia e Equipe SME, nossos cumprimentos.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Hortas Escolares

PROJETO HORTAS ESCOLARES
Estão sendo desenvolvidas nas escolas municipais de Capão da Canoa, hortas proporcionais ao espaço  físico que cada uma dispõe, sendo que algumas, tem sistema de irrigação por aspersão (Cícero da Silva Brogni) e  sistema de hidroponia (bandejas de isopor flutuantes em água) para a produção de mudas.
Outra atividade desenvolvida é o aproveitamento de cascas de frutas e verduras para a produção de matéria orgânica (húmus vegetal) e posterior uso na readubação evitando o descarte no aterro sanitário. Estas composteiras são produzidas a partir de empilhamento material reciclado (pneus e sobras da construção civil) e o composto é feito por minhocas da califórnia (vermelha). Com esta atividade, conscientiza-se os alunos que por sua vez levam a ideia para seus lares podendo então desenvolver no âmbito doméstico . Além disso,  as merendeiras dão um destino certo aos materiais orgânicos.
Escolas como a E.M.E.E. Ana Bauer Felício e E.M.E.F. Zilpa Mattivi contam com o trabalho voluntário de seus vigilantes que gostam da atividade e colaboram com a consciência ambiental.
Agregada à produção de alimentos, a Horta Escolar oportuniza  a interdisciplinaridade, pois pode-se trabalhar  aspectos da economia solidária, a agricultura familiar, tipos de solo, culturas, proporções,  artes, consumo de água, produtividade, culinária, Ph do solo, matéria orgânica, calor, umidade, classificação dos vegetais, e tantos outros conteúdos nas mais diversas disciplinas.
A secretária de educação, Profª Rosmari Nicolau de Melo Santos, tem dado apoio e incentivo ao Sr.Tarcísio Dalpiaz, Técnico Agrícola responsável pela implementação e ampliação do projeto  de suma importância para o meio ambiente.
Agradecemos a parceira da Agrovale de Maquiné pela doação das mudas. Parcerias como esta viabilizam o desenvolvimento da consciência ecológica.
Abaixo algumas fotos para que encham os olhos!



E.M.E.F. Zilpa Mattivi de Oliveira

E.M.E.F. Cícero da Silva Brogni

E.M.E.F. Manoel Medeiros Fernandes